A Doutrina dos Nicolaítas.


  Série da Livro de Apocalipse.

A Doutrina dos Nicolaítas.


William Branham.

Leia a conta completa em...
A Era Da Igreja De Pérgamo.

Apocalipse 2:15,
"Assim tens, também, os que seguem a doutrina dos Nicolaítas: o que eu aborreço."

Vai recordar-se que eu referi na Era de Éfeso que a palavra Nicolaíta vem de duas palavras Gregas: Nikao que significa conquistar e Lao que significa os leigos. Nicolaíta significa “conquistar os leigos”. Agora, por que é que isto é uma coisa assim tão terrível? É terrível porque Deus nunca colocou a Sua igreja nas mãos de uma liderança elegida que se move com inclinação política. Ele deixou a Sua igreja ao cuidado de homens ordenados por Deus, cheios do Espírito, vivendo através da Palavra que guiam o povo ao alimentá-lo com a Palavra.

Ele não separou o povo em classes para que as massas sejam guiadas por um sacerdócio santo. É verdade que a liderança deve ser santa, mas a congregação também deve ser santa. Para além disso, não há nenhum lugar na Palavra onde os sacerdotes ou ministros ou alguém assim faça a mediação entre Deus e o povo, nem há um lugar onde todos estejam separados na sua adoração ao Senhor. Deus quer que todos O amem e O sirvam juntos. O Nicolaismo destrói esses preceitos e, pelo contrário, separa os ministros do povo e faz dos líderes dominadores, em vez de servos.

Agora, esta doutrina, na verdade, começou como obras na primeira era. Parece que o problema está em duas palavras: “anciãos” (presbíteros) e “supervisores” (bispos). Apesar da Escritura mostrar que há vários anciãos em cada igreja, alguns começaram (Inácio entre eles) a ensinar a ideia de que um bispo era alguém com preeminência ou autoridade e controlo sobre os anciãos. Agora, a verdade acerca do assunto é que a palavra “ancião” significa quem a pessoa é, enquanto que a palavra “bispo” representa o ofício do mesmo homem. O ancião é o homem. Bispo é o ofício do homem. “Ancião” sempre se referiu e sempre se irá referir à idade cronológica de um homem no Senhor. Ele é um ancião, não porque é eleito ou ordenado, etc., mas porque É MAIS VELHO. Ele tem mais idade, está mais treinado, não é um neófito, é fidedigno por causa da experiência e da prova da estabilidade da sua experiência Cristã.

Mas não, os bispos não se firmaram às epístolas de Paulo, mas antes foram para o relato de Paulo da altura em que ele chamou os anciãos de Éfeso a Mileto em Actos 20. No versículo 17, o registo afirma que foram chamados “anciãos” e depois no versículo 28 são chamados supervisores (bispos). E estes bispos (sem dúvida que tinham intenções políticas e estavam ansiosos pelo poder) insistiram para que Paulo tivesse dado o sentido de que os “supervisores” eram mais do que o ancião local com capacidade oficial apenas na sua própria igreja. Para eles, um bispo era agora alguém com autoridade estendida sobre vários líderes locais.

Um conceito desses não estava na Escritura nem era histórico, no entanto, até um homem com o estatuto de Policarpo se inclinou a uma organização dessas. Assim, aquilo que começou como obras na primeira era foi feita uma doutrina literal e assim acontece hoje. Os bispos ainda afirmam ter poder para controlar os homens e lidar com eles como lhes apetecer, colocando-os onde eles querem no ministério. Isto nega a liderança do Espírito Santo Que disse: “Separei para Mim Paulo e Barnabé para a obra para a qual os chamei”. Isto é anti-Palavra e anti-Cristo.

Mateus 20:25-28
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas, todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande, seja vosso ministro; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Mateus 23:8-9
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Para clarificar isto ainda mais, deixe-me explicar o Nicolaismo desta forma. Lembra-se que em Apocalipse 13:3 diz: Apocalipse 13:3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

Agora sabemos que a cabeça ferida foi o Império Romano pagão, esse grande poder político mundial. Esta cabeça levantou-se novamente como o “império espiritual Católico Romano”. Agora, veja isto com atenção. O que é que a Roma pagã política fazia que era a base do seu sucesso? Ela “dividia para conquistar”. Essa era a semente de Roma: dividir para conquistar. Os seus dentes de ferro rasgavam e devoravam. Quem ela rasgava e devorava não se conseguia levantar novamente, como na altura em que destruiu Cartago e lançou sal sobre ela. A mesma semente de ferro permaneceu nela quando surgiu como a falsa igreja e a sua política permanece a mesma: dividir para conquistar. Isso é Nicolaismo e Deus odeia.

Agora, é um facto histórico bem conhecido que quando este erro entrou na igreja, os homens começaram a contender pelo ofício de bispo, com o resultado que esta posição estava a ser dada aos homens mais instruídos e materialmente mais habilitados e de mente política. O conhecimento e o programa humano começaram a assumir a posição da sabedoria Divina e o Espírito Santo já não controlava mais. Este foi mesmo um mal trágico, porque os bispos começaram a afirmar que já não era necessário um carácter Cristão transparente para ministrar a Palavra ou os ritos na igreja, porque eram os elementos e a cerimónia que interessavam. Isto permitiu que homens malignos (sedutores) dividissem o rebanho.

Com a doutrina formada pelo homem acerca da elevação dos bispos a um lugar que não lhes fora dado na Escritura, o próximo passo foi a atribuição de títulos hierárquicos que acabou na formação de uma hierarquia religiosa; porque em breve haveria arcebispos sobre os bispos e cardeais sobre os arcebispos e na altura de Bonifácio III havia um Papa sobre todos, um Pontífice.

Aquilo que resultou da doutrina Nicolaíta e da amálgama do Cristianismo com a Babilónia tinha de ser aquilo que Ezequiel viu no Capítulo 8: Ezequiel 8:10 E entrei e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor. Apocalipse 18:2 E clamou fortemente, com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e abrigo de todo o espírito imundo, e refúgio de toda a ave imunda e aborrecível;

Agora, esta doutrina Nicolaíta, este governo que foi estabelecido na igreja, não teve muito sucesso junto de muitas pessoas porque elas conseguiam ler a epístola ou o assunto na Palavra escrito por uma pessoa santa. Assim, o que é que a igreja fez? Excomungou os mestres justos e queimou os pergaminhos. Eles diziam: “É necessária uma educação especial para ler e entender a Palavra. Por que é que Pedro até disse que muitas coisas que Paulo escreveu eram difíceis de entender?” Tendo tirado a Palavra das pessoas, estas em breve apenas ouviam aquilo que o sacerdote tinha para dizer e faziam aquilo que ele lhes dizia. Chamavam a isso Deus e a Sua santa Palavra. Assumiram o controlo das mentes e das vidas das pessoas e fizeram delas servas de um sacerdócio déspota.

Agora, se quiser uma prova de que a Igreja Católica exige as vidas e as mentes dos homens, ouça o édito de Teodósio. O Primeiro Édito de Teodósio. (Este édito foi emitido imediatamente depois de ele ser baptizado pela Primeira Igreja de Roma). “Nós, os três imperadores, queremos que os nossos súbditos adiram completamente à religião que foi ensinada por São Pedro aos Romanos, que tem sido fielmente preservada pela tradição e que agora é professada pelo pontífice, Dâmaso de Roma, e Pedro, bispo de Alexandria, um homem de santidade Apostólica de acordo com a instituição dos Apóstolos e da doutrina do Evangelho; vamos crer numa Divindade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, de igual majestade na Santa Trindade. Nós ordenamos que quem aderir a esta fé seja chamado Critão Católico; nós catalogamos todos os seguidores insensíveis das outras religiões com o nome infame de hereges e proibimos as suas reuniões secretas assumindo o nome de igrejas. Para além da condenação da justiça divina, devem esperar a pena pesada que a nossa autoridade, guiada pela sabedoria celestial achará apropriada aplicar…”

As quinze leis penais que este imperador emitiu nesses mesmos anos privou os evangélicos de todos os direitos de exercer a sua religião, excluindo-os de todos os ofícios civis e ameaçando-os com multas, bens confiscados, expulsão e até, nalguns casos, a morte.

Sabe que mais? Estamos a avançar nessa direcção hoje mesmo. A Igreja Católica Romana chama-se a Mãe igreja. Ela chama-se a primeira ou a igreja original. Isso está totalmente correcto. Ela foi a Primeira Igreja original de Roma que se desviou e entrou em pecado. Ela foi a primeira que se organizou. Nela foram achadas as obras e depois a doutrina do Nicolaismo. Ninguém vai negar que ela é a mãe. Ela é uma mãe e gerou filhas.

Agora, uma filha vem de uma mulher. Uma mulher envolvida em escarlate está assentada sobre as sete colinas de Roma. Ela é uma prostituta e gerou filhas. Essas filhas são as igrejas Protestantes que saíram dela e depois voltaram à organização e ao Nicolaismo. Esta Mãe das igrejas-filhas é chamada prostituta. Isso é uma mulher que foi infiel aos seus votos de casamento. Ela estava casada com Deus e depois foi fornicar com o diabo e nas suas fornicações gerou filhas que são assim como ela. Esta combinação mãe e filha é anti-Palavra, anti-Espírito e, por consequência, anti-Cristo. Sim, ANTICRISTO.

Agora, antes de avançar demasiado, eu quero dizer que estes bispos primitivos pensavam que estavam acima da Palavra. Eles diziam ao povo que podiam perdoar os pecados após a confissão desses pecados. Isso nunca foi verdade. Eles começaram a baptizar crianças no século II. Na verdade, praticavam o baptismo para a regeneração. Não admira que as pessoas estejam confusas hoje. Se estavam tão confusas naquela altura, tão próximo do Pentecostes, agora estão numa condição ainda mais desesperada, estando a cerca de 2000 anos de distância da verdade original.

Oh, Igreja de Deus, só há uma esperança. Voltem para a Palavra e permaneçam com ela.

Leia a conta completa em...
A Era Da Igreja De Pérgamo.



O livro do Apocalipse.
Continua na página seguinte.
(A Doutrina de Balaão.)


Clique em uma imagem para baixar em tamanho grande foto ou PDF.


Os atos do profeta.

(PDFs)

The Two Babylons

by Rev Alexander Hislop.
(PDF Inglês)

Um lado da montanha
e roseira na neve
em China.

Lírios de Fogo.

 

Pilar de fogo
- Houston 1950

Luz em uma
rocha da pirâmide.

O mistério de Cristo.

Inglês site newsletter.

O livro do Apocalipse.

 

Deus e Ciência série.
- Arqueologia.

Rapto está chegando.

 
 

Principais ensinamentos da mensagem.

A nuvem sobrenatural.

Pilar de fogo.

As boas notícias.
Jesus morreu pelos seus
pecados.

Batismo na água.

 
 

A Shekinah glória de Deus.

O túmulo está vazio.
Ele está vivo.

Os Precursores.

Deus é Luz.

A Divindade Explicada.

Os atos do profeta.

As sete eras da igreja.

Os sete selos.

Deus e História série.
Profecias de Daniel.

Série caminhada Cristã.

A série de Natal.

Vivendo Palavra série.

Tempo do fim série.

O nome de Deus.

A Visão De Patmos.

Arca de Noé.

Bíblico da Geologia.

Pecado original.
Era uma maçã?

Mitologia na Bíblia.
A Fonte - Babilônia.
Casamento e Divórcio.
Deus e Ciência.
- Evolução.

Essa Mulher Jezabel.

Nossa idade Laodicéia.

Cristo fora da Igreja.

A Nicolaítas.

O Anjo Aparece.

A voz do sinal.

Morte. E então?

Mistério Babilónia.

Deus e Ciência.
Microbiologia.

Deus e Ciência.
Cosmologia.

Deus e Ciência.
Mito dos dinossauros.

A vindicação de um profeta.

Julgamento Terremoto.

Armagedon.

Arqueologia.
Sodoma e Gomorra.

A cura divina.

 

Este dia esta Escritura
é Cumprida.

Nosso Sistema Solar
jovem.

Nossa lista de
mensagens.

Evidência para a
inundação.

  A escritura diz...

Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo;

Hebreus 8:10


Deus tem
muitos títulos...
mas Ele tem apenas
único nome humano.
E esse nome
é Jesus.



Hub da mensagem...Escolha o seu idioma e baixar mensagens gratuitas do Irmão Branham.