Introdção às Eras da Igreja.
Sete Igrejas na Ásia.
William Branham.Leia a conta completa em...
A Era da Igreja de Éfeso.Para que entenda perfeitamente a mensagem das Eras da Igreja, eu gostava de explicar os vários princípios que me permitiram chegar aos nomes dos mensageiros, à duração das eras e a outros factores aí envolvidos.
Uma vez que este estudo seria o mais sério que eu já tinha desenvolvido até esta altura, eu busquei a Deus durante muitos dias para a inspiração do Espírito Santo. Depois apenas li as Escrituras acerca das Eras da Igreja e estudei muitas histórias da igreja escritas pelos historiadores mais independentes que consegui encontrar. Deus não deixou de responder à minha oração, porque enquanto eu lia a Palavra e a história, fui capaz, pelo Espírito Santo, de ver um modelo a revelar-se que percorre os séculos e vai até mesmo a este último e presente dia.
A chave que me foi dada pelo Senhor, pela qual eu fui capaz de determinar o mensageiro a cada era é principalmente baseada na Escritura. De facto, pode ser chamada a Pedra Angular da Bíblia. É a revelação de que Deus nunca muda e de que os Seus caminhos são tão imutáveis como Ele. Hebreus 13:8,
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”
Eclesiastes 3:14-15,
“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante Dele.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.”Aqui está: um Deus imutável com caminhos imutáveis. Aquilo que Ele fez no PRINCÍPIO Ele vai ter de continuar a fazer até ser feito pela ÚLTIMA vez. Nunca haverá uma mudança. Aplique isso às Eras da Igreja. O tipo de homem que Deus escolheu para a primeira era, e como Deus Se manifestou no ministério desse homem, seria o exemplo para todas as eras. Aquilo que Deus fez na primeira era da igreja é aquilo que Ele quer fazer em todas as outras eras.
Agora, nós sabemos exactamente pela Palavra, que foi gravada pelo Espírito Santo, como a primeira igreja, ou igreja original, foi fundada e como Deus Se manifestou nela. A Palavra não pode mudar nem pode ser mudada porque a Palavra é Deus. João 1:1,
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
Mudar uma palavra daí, como Eva mudou, traz o pecado e a morte, tal como diz em Apocalipse: Apocalipse 22:18-19,
“Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do Livro da Vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro.”Assim, aquilo que a igreja era no Pentecostes é o padrão. Esse é o padrão; não há outro padrão. Não importa aquilo que os estudiosos digam, Deus NÃO mudou esse padrão. Aquilo que Deus fez no Pentecostes Ele tem de continuar a fazer até que as eras da igreja terminem.
Ainda que os estudiosos lhe possam dizer que a era apostólica está terminada, não creia nisso. Uma afirmação dessas é errada por duas razões. Em primeiro lugar, é errado supor que não existem mais apóstolos, só porque os doze originais morreram. Um apóstolo significa um “enviado”; e há muitos que são enviados hoje, mas chamam-lhes missionários. Enquanto houver homens que são chamados e enviados com a Palavra da Vida, está a decorrer uma era apostólica. Em segundo lugar, eles referem-se a uma era do “poder do Espírito Santo manifestado” como se estivesse terminada, por a Bíblia estar completa. Isso não é verdade. Não há uma só Escritura que sugira isso, mas muitos afirmam o contrário de forma conclusiva. Aqui está a nossa prova de que estas duas acusações são falsas.
Actos 2:38-39,
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”A promessa de poder com o qual os apóstolos foram revestidos no Pentecostes é para “vós (Judeus), e para vossos filhos (Judeus), e para todos os que estão longe (Gentios), e a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (tanto Judeu como Gentio)”. Até Ele parar de chamar, a mensagem Pentecostal e o poder NÃO vão PARAR.
Aquilo que a igreja tinha no Pentecostes é seu direito inalienável. Originalmente, ela tinha a pura Palavra de Deus. Ela tinha o poder do Espírito manifestado em diversos sinais e prodígios e dons do Espírito Santo.
Hebreus 2:1-4,
“Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência (à Palavra) recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que O ouviram;
Testificando, também, Deus, com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por Sua vontade?”Essa igreja original não foi organizada pelos homens. Era guiada pelo Espírito Santo. Não era muito grande. Era odiada e desprezada. Era oprimida. Era perseguida até à morte. Mas era fiel a Deus. Permaneceu com o modelo original da Palavra.
Agora não se desvie aqui. Quando eu disse que Deus e os Seus caminhos nunca mudam, eu não disse que a igreja e os seus mensageiros não podiam mudar. A igreja não é Deus. Assim, ela pode mudar. Mas aquilo que eu disse foi que, devido ao Deus imutável com caminhos imutáveis, nós podemos voltar ao princípio e ver o primeiro e perfeito acto de Deus e depois ajuizar a partir desse modelo. É assim que se faz. A Verdadeira Igreja vai tentar sempre ser como a original no Pentecostes. A Verdadeira Igreja de hoje vai tentar aproximar-se dessa primeira igreja primitiva. E os mensageiros às igrejas, tendo o mesmo Espírito de Deus neles, vão tentar aproximar-se do apóstolo Paulo. Eles não vão ser exactamente como ele; mas os verdadeiros mensageiros serão aqueles que chegam mais próximo de Paulo, que ficou livre de todos os homens, vendido a Deus, e trouxe apenas a Palavra de Deus e manifestou o Espírito Santo em poder. Nada mais servia. Você tem de trabalhar a partir do original. Da mesma forma, a Verdadeira Igreja vai ser sempre aquela que tenta seguir os passos dos seus fundadores no Pentecostes e os seus mensageiros vão seguir o apóstolo Paulo, o primeiro mensageiro à primeira era da igreja. É assim tão simples e maravilhoso.
Com esta chave - assim tão simples, e, ainda assim, maravilhosa - eu fui capaz, pela ajuda do Espírito Santo, de ler o Livro de Apocalipse e a história e de encontrar ali em cada era cada um dos mensageiros, a duração de cada era e o papel de cada um no propósito de Deus desde o Pentecostes até à consumação dessas eras.
Já que entende agora como julgamos que seria a Verdadeira Igreja (aquilo que ela era no Pentecostes e aquilo que ela era na era apostólica como estabelecido na Palavra e no Livro de Actos), podemos aplicar a mesma regra para nos mostrar como a igreja falhou. O erro básico, ou os erros, que entraram na primeira igreja e foram revelados no Livro dos Actos e em Apocalipse, e também nas Epístolas, vão tornar-se cada vez mais visivelmente manifestados nas eras seguintes, até chegarmos a uma escuridão total da verdade na última, ou na Era de Laodicéia.
Agora, desta primeira chave que nós recebemos do Senhor vem outra verdade e um pouco menos maravilhosa. Eu disse que a Verdadeira Igreja sempre ia tentar ser como a que estava no Livro dos Actos. Exactamente. Mas nós descobrimos que a Palavra também ensina que vem uma invasão do erro até que haja uma escuridão completa da verdade no último dia quando o Senhor está prestes a aparecer. A questão surge agora nas nossas mentes; será que Deus abandona os Seus e os deixa chegar a um estado de completo engano? Claro que não, porque a Escritura diz muito claramente que o “Eleito” NÃO PODE ser enganado. Mateus 24:24,
“Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, SE POSSÍVEL FORA, enganariam até os escolhidos.”
Então e agora? A resposta está clara perante nós. Há uma Igreja Verdadeira e uma igreja falsa. Há uma Videira Verdadeira e uma videira falsa. Mas claro que essa igreja falsa (o corpo falso da videira), vai sempre tentar usurpar a posição da Igreja Verdadeira e vai defender que ela, e não a Eleita, é que é verdadeira e autêntica. A falsa vai tentar matar a Verdadeira. Foi assim que aconteceu no Livro dos Actos, é assim que é estabelecido nas sete eras e é assim que é declarado nas várias Epístolas. É assim que tem acontecido. É assim que acontece agora. É assim que vai ser. Não pode mudar.
----
Estas sete igrejas localizadas na Ásia Menor continham certas características nelas, naquela data antiga, que se tornaram o fruto maduro de eras futuras. Aquilo que apenas eram sementes de plantas naquela altura tornou-se mais tarde uma colheita madura, até como Jesus disse: Lucas 23:31,
Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?Leia a conta completa em...
A Era da Igreja de Éfeso.
O livro do Apocalipse.
Continua na página seguinte.
(Nossa idade Laodicéia.)
Clique em uma imagem para baixar em tamanho grande foto ou PDF.
Os atos do profeta. (PDFs) |
Deus A Esconder-Se Em Simplicidade... (PDF) |
A História Da Vida Do Irmão Branham (PDF) |
Como O Anjo Veio A Mim, E A Sua Comissão (PDF) |