Rute, a Moabita.

<< anterior

próximo >>

  Vivendo Palavra série.

O Redentor Parente.


William Branham.

Leia a conta completa em...
O Redentor Parente.

Eu quero dar um título a este pequeno discurso esta manhã, enquanto eu ensino, tentando trazervos uma fé de redenção e o que isso é e como a receber, eu quero dar o título: “O Redentor Parente.” Agora, redimir alguma coisa é trazer de volta. Algo que foi perdido, como se fosse colocado numa loja de penhores. E você vai lá e redime isso, é redimido por um preço. Então é a sua propriedade pessoal, depois de ter redimido. Mas a lei da redenção em Israel tinha de ser um parente para redimir uma propriedade ou alguma coisa que tinha sido perdida.

A nossa história começa no tempo dos governadores de Israel que eram os juízes, depois da morte de Josué. E para encontrar uma bela imagem disto, leia os primeiros cinco ou seis capítulos de I Samuel e vai ver a verdadeira história disto.

-----
Agora muitas pessoas olham para este livro de Rute, enquanto dizem: “É uma história de amor da Bíblia.” A Bíblia é uma história de amor. Toda a Bíblia é uma história de amor. Não é só uma história de amor, mas é um profeta. Não é só um profeta, mas é também uma história. Não é só uma história de amor, uma história, um profeta, é o próprio Deus. Porque, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Assim a Palavra é Deus em forma impressa. Isso devia ficar esclarecido, irmãos. Deus em forma impressa. Jeová impresso num livro. E nada disso é uma espécie de conto de ficção, mas é absolutamente a verdade; cada frase fica na sua alma. Está lá, é a verdade. E Deus vai confirmar a Sua Palavra.

E esta história foi escrita… E todos os manuscritos antigos, quando eles estavam a fazer a compilação da Bíblia (os homens santos), quando eles estavam a tentar reunir o Velho Testamento, este livro de Rute foi um dos livros mais incríveis que eles aceitaram. Porquê? Se é apenas uma história de amor, porque será que os escritores e os sábios antigos aceitaram este livro como sendo inspirado? Porque há aí uma revelação escondida. E nesta revelação escondida, você entende o verdadeiro significado e isso vai levá-lo mais perto de Deus. E eu oro com toda a minha alma esta manhã, para que Deus capte todos os corações de forma tão profunda, até que Ele Se revele, aquilo que Ele é, nesta história - aquilo que Ele é para si, como O aceitar. E quando vir isso, é tão simples que se vai perguntar como é que nunca deu conta disso. Mas só pode ser revelado pelo Espírito Santo.

-----
Agora, esta história começa desta forma; uma mulher bonita, doce, o seu nome era Noemi. Noemi significa “agradável.” Elimeleque era o seu marido, significa “adoração.” A adoração agradável era a sua família. Eles tinham um filho, Maalon, que significa “enfermidade.” E Chilion, o outro, significava “cansado, sombrio, triste.” Aí estava a família. E eles... veio uma fome à terra de Israel. E o primeiro erro que um Judeu já cometeu foi deixar essa terra. Deus deu-lhes essa terra. Quando a terra foi dada a Abraão, Deus disse-lhe para não deixar essa terra. E ele cometeu um erro quando foi até Gerar, arranjou problemas. Um Judeu nunca deve deixar a Palestina. Esse é o lugar destinado para ele. E eles foram espalhados por todo o mundo e agora estão a voltar novamente.

-----
Agora, eu quero comparar, esta manhã, Noemi, a senhora mais velha, com a igreja Ortodoxa, a igreja Ortodoxa Judaica. Rute, a Moabita, uma Gentia, sendo a igreja Cristã, a nova igreja. E eu quero abordar isso a partir de quatro fases: Rute (eu tenho aqui escrito), Rute a decidir, a tomar a sua decisão; Rute a servir; Rute a descansar; Rute recompensada. Enquanto voltamos, Rute a tomar a decisão; Rute, depois de tomar a sua decisão, depois Rute está a servir; depois Rute está a descansar; depois Rute é recompensada.

-----
Rute a tomar uma decisão. Agora, Rute a servir de acordo com a sua decisão. (Agora veja só um minuto.) Agora, ela vai até ao campo apanhar espigas. Agora, a sua mãe disse-lhe (que é o Velho Testamento a dizer ao Novo, você sabe), a sua mãe disse-lhe, disse: “Nós temos um parente e o seu nome é Boaz. Ele é um homem rico. E ele é um parente próximo. Vai até ao campo dele e talvez... Não vás a outro campo, vai ao seu campo.” Como o Espírito Santo nos diz para não irmos para algum tipo de livro da igreja, algum tipo de catecismo, mas para irmos para o campo de Deus, o Velho Testamento, a Bíblia. Não diga: “Bem, nós vamos dizer isto. E vamos dizer isto para oração. Nós vamos ter isto.” Permaneça no campo. Entre nele porque Ele é um parente próximo.

A Palavra de Deus, o Velho Testamento, é um parente próximo do Novo. A antiga igreja é uma mãe para a nova igreja (veja), o Cristão, um crente. “Não vás para outro campo. Permanece no campo dele. E talvez um dia possas achar graça aos seus olhos.” E um dia enquanto ela estava no campo, este jovem rico chamado Boaz, um governador, um homem rico, passou e viu-a. Oh! Quando ele a viu, ele apaixonou-se por ela. Ele pensou que ela era uma mulher maravilhosa. Ele gostou do carácter dela. Lembre-se que ele disse: “Eu sei, e o povo sabe, que és uma mulher virtuosa.” Tomou a sua decisão claramente. Voltou e viveu exactamente aquilo que ela disse que ia fazer.

Por outro lado, hoje eles diriam: “Nós sabemos que tu és um Cristão. Nós sabemos que tu és um homem de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres a não ser que Deus esteja com ele.” Isso foi o que Nicodemos disse a Jesus, disse: “Rabi, sabemos que és mestre vindo de Deus: ninguém pode fazer as coisas que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”; quando ele conseguia vê-Lo ali sentado e a discernir os pensamentos do coração deles. Uma mulher tocou na Sua veste, voltou-Se e disse, “Quem Me tocou?” Todos negaram. E ele olhou para a audiência e disse: “Tu, com um fluxo de sangue, aí. A tua fé te curou.” Disse: “Ninguém pode fazer isso a não ser que Deus esteja com ele! Nós sabemos que Tu vens de Deus. Nós não Te podemos aceitar, porque vamos ser expulsos da igreja.” Veja, essa videira enxertada, Irmão West, como estávamos a falar ontem à noite. Eles vão expulsá-lo. “Mas lá nos nossos corações nós sabemos que Tu vens da videira original.” Cristo é a videira, nós somos as varas. “Nós sabemos, porque vemos a mesma vida que está em Deus, e está em Ti.” Era isso que Boaz tinha visto em Rute, essa decisão clara, essa mulher de virtude ali. E ele apaixonou-se por ela.

Agora, quero que repare, Noemi, a velha igreja, começou a explicar a Rute todas as leis acerca da sua religião; como o Velho Testamento é uma sombra do Novo. Agora, eu quero que entenda esta história aqui mesmo. Agora, eu quero mostrar-lhe as sombras. O Velho Testamento explica o Novo, se você ler, porque é uma sombra antecipada do Novo. Agora se eu fosse em direcção àquela parede e eu nunca me tivesse visto a mim próprio, e eu visse a minha sombra, eu saberia... eu teria uma ideia acerca de qual seria o meu aspecto. Se você sabe o que é o Novo Testamento, leia o Velho e vai ver a sombra, repare. E depois quando o Novo Testamento vem, você vai dizer: “Ora, claro, é isto.” O livro de Hebreus, voltando atrás, é Paulo a explicá-lo.

Agora, repare com atenção agora, quando Rute disse... ou, Noemi disse a Rute: “Agora, ele é nosso parente. E se conseguires achar graça, encontrarás descanso.” (Oh, bem!) “Se conseguires achar graça, encontrarás descanso.” Boaz representava Cristo, o homem rico, o herdeiro de todas as coisas, o Senhor da colheita. Oh, bem! Então, enquanto Boaz vinha a cavalgar ali naquela carroça, olhando à volta pelos campos, e os seus olhos deram em Rute. Ele era o dono. Ele era o senhor da colheita. E ela achou graça aos seus olhos. É isso que a igreja faz hoje. Enquanto o Senhor da colheita está a passar, Ele não está a olhar para grandes edifícios, grandes pináculos, coros bem treinados. Ele está a olhar para indivíduos! Homens e mulheres que estão dedicados e tomam uma decisão clara para Cristo, consagraram-se para o Seu serviço: “Deus, eu creio! Toda a palavra. Quando a Tua Palavra diz algo, eu permaneço com isso. Essa é a Tua Palavra. Eu creio, em toda a palavra.” É isso que Ele está à procura, o Senhor da colheita. É isso que Ele quer dar - o Espírito Santo àqueles que têm fome e sede. “Bem-aventurados os que têm fome e sede: porque serão fartos.” Ele está a tentar encontrar essa igreja hoje.

Agora então, foi pedido a Rute que ela fizesse uma coisa que era vergonhosa, mas ela estava disposta a fazer porque ela tinha tomado a sua decisão. Que tipo do crente. Que tipo perfeito! Noemi, a antiga igreja, disse: “Vai lá esta noite, é a época da cevada.” Oh, que belo pensamento podíamos ter aí mesmo. Noemi e Rute vieram na época da cevada. A época da cevada era a época do pão! - a época em que o pão fresco estava a ser servido. E a igreja nestes últimos dias, depois de dois mil anos de ensinamento pagão e assim, chegou à época da cevada, a frescura da vida, o novo pão, mel vindo do céu. (Russel, fale-me de pão com crosta dourada!) É isto! Pão do céu. “Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram maná no deserto e estão mortos. Mas eu sou o pão da vida que vem de Deus do céu. Se um homem comer deste pão nunca morrerá.” E a igreja nestes últimos dias aqui é trazida, agora mesmo, na época da cevada.

Rute, uma gentia, excomungada, escorraçada, foi trazida (para ser aceite como noiva, para Cristo) veio na época da cevada. Ele disse: “Agora, coloca das tuas vestes sobre ti”; não foi, “tira as tuas vestes de ti.” Como é contrário ao que se faz hoje. “Cinge-te, quando te fores encontrar com ele. Ele vai separar a cevada esta noite. Vai lá e coloca as tuas vestes sobre ti. Cobre-te, para te encontrares com ele.” Hoje, elas querem descobrir-se. “Cobre-te. Vai lá porque ele está a separar a cevada. E depois marca o lugar onde ele está deitado.” Você fez isso? No Gólgota! Há muitos anos atrás, eu marquei no meu coração o lugar onde Ele deu a Sua vida para que pudesse tomar-me. “Marca o lugar em que ele está deitado. Vê onde ele se deita.” É o que todo o crente devia fazer. Marcar aquilo que Ele fez por si. A mensagem do Domingo passado sobre “A Visita ao Calvário.” Marca aquilo que Ele fez por si.

Ela disse: “Marca onde ele está deitado. Depois quando ele se deitar para dormir (para descansar), vai deitar-te aos seus pés.” Não é na sua cabeça; aos seus pés! - indigna. “E toma o cobertor com que ele se está a cobrir e coloca-o sobre ti.” Vê? Oh, bem! Eu sei que você pode pensar que eu sou um fanático, mas isso fica-me bem agora mesmo, esse Espírito de Deus. Marca onde Ele se deitou... o Calvário; onde Ele se deitou na sepultura; no Getsémani. Marca, e rasteja até os Seus pés e deita-te ali e morre para ti mesmo, veja. Aí está. Cobre-te com o Seu vestido. Ela disse: “o vestido,” foi o que ela chamou. E Rute disse: “O que disseres, isso farei.” Oh, que decisão clara por parte de um crente! “Aquilo que a Bíblia diz, isso farei. Diz: «Arrependeivos e sede baptizados no nome de Jesus Cristo,» isso farei. Se disser: «Ide por todo o mundo e pregai o evangelho,» isso farei. Se disser... seja o que for que diga, «Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje, eternamente,» o que disser para eu fazer, isso farei!” Veja, a igreja a receber as suas ordens da Palavra. Ela deitou-se.

Agora lembre-se, isso era uma vergonha, para aquela jovem viúva estar deitada ao lado deste homem, aos seus pés. Uma vergonha para o mundo exterior! Oh, consegue entender? Aqui está. Veja! Veja, é isto! À igreja, à jovem, ao jovem, ao velho ou ao novo, é pedido que se separem do mundo e cheguem a um lugar, um reino do Espírito Santo, que é vergonhoso para o mundo. No seu próprio coração eles sabem do que se trata. Mas para o mundo eles tornam-se fanáticos, tornam-se fanáticos religiosos ou algo assim, algum nome vergonhoso. Mas é pedido à igreja que faça isso. Estão dispostos a marcar o lugar, e a deitar? Deixe que o mundo lhe chame aquilo que eles quiserem.

A canção antiga costumava dizer:

Eu comecei a andar apenas com Jesus (Vê?),
Ter como travesseiro, como Jacob, uma pedra;
E eu vou tomar o caminho com os poucos desprezados do Senhor,
Eu comecei a andar com Jesus e vou continuar.

-----
Marque o lugar onde Ele se deitou. E deite-se ali com Ele. Está pronto para ir ao Calvário esta manhã, como eu disse no Domingo passado? Marcou o lugar na sua vida? Trouxe-se a si mesmo até esse lugar, onde Jesus foi crucificado?

Leia a conta completa em...
O Redentor Parente.



Hub da mensagem...Escolha o seu idioma e baixar mensagens gratuitas do Irmão Branham.


O mistério de Cristo.

Inglês site newsletter.

O livro do Apocalipse.

 

Deus e Ciência série.
- Arqueologia.

Rapto está chegando.

 
 

Principais ensinamentos da mensagem.

A nuvem sobrenatural.

Pilar de fogo.

As boas notícias.
Jesus morreu pelos seus
pecados.

Batismo na água.

 
 

A Shekinah glória de Deus.

O túmulo está vazio.
Ele está vivo.

Os Precursores.

Deus é Luz.

A Divindade Explicada.

Os atos do profeta.

As sete eras da igreja.

Os sete selos.

Deus e História série.
Profecias de Daniel.

Série caminhada Cristã.

A série de Natal.

Vivendo Palavra série.

Tempo do fim série.

O nome de Deus.

A Visão De Patmos.

Arca de Noé.

Bíblico da Geologia.

Pecado original.
Era uma maçã?

Mitologia na Bíblia.
A Fonte - Babilônia.
Casamento e Divórcio.
Deus e Ciência.
- Evolução.

Essa Mulher Jezabel.

Nossa idade Laodicéia.

Cristo fora da Igreja.

A Nicolaítas.

O Anjo Aparece.

A voz do sinal.

Morte. E então?

Mistério Babilónia.

Deus e Ciência.
Microbiologia.

Deus e Ciência.
Cosmologia.

Deus e Ciência.
Mito dos dinossauros.

A vindicação de um profeta.

Julgamento Terremoto.

Armagedon.

Arqueologia.
Sodoma e Gomorra.

A cura divina.

 

Este dia esta Escritura
é Cumprida.

Nosso Sistema Solar
jovem.

Nossa lista de
mensagens.

Evidência para a
inundação.

  A escritura diz...

Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, ele te redima; porém, se te não quiser redimir, vive o SENHOR, que eu te redimirei; deita-te aqui até à manhã.

Rute 3:13


Clique em uma imagem para baixar em tamanho grande foto ou PDF.


Os atos do profeta.

(PDFs)

Casamento e Divórcio.

(PDF)

A História Da Vida
Do Irmão Branham

(PDF)

Como O Anjo Veio
A Mim, E A Sua
Comissão
(PDF)