Efésios é paralelo de Josué.

<< anterior

próximo >>

  Série Adopção.

Adopção, Parte 1.


William Branham.

Leia a conta completa em...
Adopção, Parte 1.

Agora, o livro dos Efésios, como eu estava a dizer, na minha opinião, é um dos maiores livros do Novo Testamento. Ele guia-nos. Onde o Calvinismo vai numa direcção e o Arminianismo vai noutra direcção, no entanto, o livro dos Efésios junta isso e coloca a igreja em posição. Agora, eu tipifiquei com Josué. Se reparar, Israel foi tirado do Egipto e há três fases da jornada deles. Uma fase foi sair do Egipto; a fase seguinte foi o deserto; e a fase seguinte foi Canaã.

Agora, Canaã não representa a era do milénio. Apenas representa a era do vencedor, a dispensação da vitória, porque em Canaã eles mataram e queimaram e conquistaram cidades. E não haverá morte no milénio. Mas outra coisa que isso faz é trazer a justificação pela fé, depois que eles creram em Moisés e deixaram o Egipto; a santificação, por seguirem debaixo da coluna de fogo e da expiação do cordeiro do sacrifício no deserto; e depois entrando numa terra que tinha sido prometida.

Agora, qual é a terra prometida para o crente do Novo Testamento? A promessa é o Espírito Santo. “Porque acontecerá nos últimos dias [Joel 2:28], que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne. Os teus filhos e as tuas filhas profetizarão. Sobre as minhas servas e sobre os meus servos derramarei do meu Espírito e profetizarão. Mostrarei prodígios nos céus. E na terra, colunas de fogo e fumaça e vapor.” E Pedro disse, no dia de Pentecostes, depois de tomar o seu texto e de pregar: “Arrependei-vos, cada um de vós, e sede baptizados no nome de Jesus Cristo para a remissão...” - para remir, para perdoar, para tirar todas as transgressões passadas.

Já reparou, Josué, antes de atravessarem o Jordão, Josué disse: “Ide ao meio do acampamento e limpai as vossas roupas e santificai-vos todos, e que nenhum homem se chegue à sua esposa, porque dentro de três dias vereis a glória de Deus.” Vê? É um processo de preparação para herdar a promessa. Agora, a promessa a Israel era... Deus deu a Abraão a promessa da terra da Palestina e essa seria a sua possessão para sempre e eles deviam permanecer nesta terra.

Agora, eles vieram em três fases, chegando a esta terra prometida. Agora veja, está perfeitamente tipificado no Novo Testamento. Agora se isto, como eu disse, não concorda com algum pensamento vosso- alguns de vocês, do precioso povo Nazareno, da Igreja de Deus e assim por diante- não deixem que isso vos magoe, mas vejam com atenção e observem os tipos. Observem e vejam se não acerta perfeitamente em todos os lugares.

Houve três fases da jornada e há três fases desta jornada. Porque nós somos justificados pela fé, crendo no Senhor Jesus Cristo, abandonando a terra do Egipto. Saímos e depois somos santificados pela oferta do Seu sangue, lavados dos nossos pecados e tornamo-nos peregrinos e viajantes, afirmando que estamos em busca de uma terra, uma cidade futura, ou uma promessa. Tal como Israel no deserto. Viajantes, sem lugar de repouso, viajando noite após noite seguindo a coluna de fogo, mas finalmente chegaram à terra prometida onde se instalaram.

É aí que o crente chega. Ele chega primeiro a um reconhecimento de que é um pecador; depois ele é separado pelas águas, a lavagem da água pelo sangue e... ou, a lavagem da água pela Palavra, melhor dizendo, crendo no Senhor Jesus Cristo. Depois, sendo justificado pela fé, ele torna-se participante e está em paz com Deus por Cristo, baptizado no nome de Jesus Cristo, para ser admitido na jornada. Entende? Na jornada! Depois ele torna-se um viajante e um peregrino. Ele está na sua jornada até onde? Até uma promessa que Deus fez.

Israel ainda não tinha recebido a promessa, mas eles estavam na jornada. E sem levantar... Por favor entendam. É aí que os Nazarenos e os Peregrinos de Santidade e assim por diante caíram. Porque, Israel, quando eles chegaram ao ponto de Cades-Barnéia, quando os espias foram lá e disseram: “A terra é muito boa,” mas alguns deles voltaram e disseram, “Não a podemos conquistar, porque as cidades estão fortificadas,” e assim por diante. Mas Josué e Calebe levantaram-se e disseram: “Somos mais do que capazes de a conquistar!” Por causa das suas declarações documentadas e assinadas, eles creram em duas obras da graça, a justificação e a santificação, e não se puderam mover mais adiante. E, ouça, toda aquela geração pereceu no deserto. Mas dois que foram até à terra prometida trouxeram a prova de que era uma boa terra, “e somos mais do que capazes de a conquistar, porque foi a promessa de Deus.” Então, em vez de as pessoas continuarem, recebendo o Espírito Santo, falando em línguas, recebendo o poder de Deus, o baptismo do Espírito Santo, sinais, prodígios, milagres, eles sentiram que iam quebrar a tradição da doutrina. E o que aconteceu? Pereceram na terra! Está certo.

Mas os crentes, o grupo de Josué e Calebe que ia para a promessa, eles foram até à terra e conquistaram a terra e estabeleceram-se na terra, como uma possessão. E nós nunca paramos na justificação, santificação. Vamos continuar até ao baptismo do Espírito Santo. Não vamos parar ao crer no Senhor Jesus, sendo baptizados. Não vamos parar por Ele nos ter limpo de uma vida de pecado. Mas agora vamos continuar até uma posição, até uma promessa do baptismo do Espírito Santo. Porque Pedro disse no dia de Pentecostes: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, e a vossos filhos, e aos que estão longe, a tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar.”

Assim, Efésios aqui coloca-nos como Josué, em posição. Já reparou que Josué, depois de atravessar para a terra e conquistar a terra, depois dividiu a terra? “Efraim aqui, Manassés aqui e este aqui, Gade aqui, Benjamim aqui.” Ele dividiu a terra.

E repare! Oh, isto faz os nossos corações arder! Cada uma dessas mães Hebreias, dando à luz esses filhos, ela falava do lugar, nas suas dores de parto, onde eles estariam posicionados na terra prometida. Oh, é um grande estudo! Se pudéssemos entrar em detalhes, o que levaria horas e horas. Um dia, quando tivermos a nossa igreja pronta, eu gostava de vir aqui e levar um mês inteiro ou dois meses, só com isso. Veja quando elas, cada uma daquelas mães... Quando ela clamou: “Efraim,” quando ela estava em trabalho de parto, colocou-o em posição no lugar onde os seus pés estavam assentes em óleo [petróleo- Trad.]- exactamente onde cada um deles está!

E Josué, sem saber isto, mas pela inspiração, guiado pelo Espírito Santo, depois de estar na terra prometida, deu a cada homem a sua promessa, exactamente aquilo que o Espírito Santo prometeu através do nascimento lá no passado.

Como Deus colocou alguns na igreja, através das dores de parto! Oh, são tremendas por vezes. Quando uma igreja está a gemer debaixo da perseguição do mundo exterior, crendo no Senhor Jesus, a promessa do Espírito Santo é tão verdadeira para nós como foi para o Pentecostes, como eles gemem e choram devido às dores de parto! Mas quando eles nascem, e nascem em posição no reino de Deus, então o Espírito Santo coloca na igreja alguns apóstolos, alguns profetas, alguns doutores, alguns pastores, alguns evangelistas. Depois Ele deu ali o falar em línguas, a interpretação de línguas, o conhecimento, a sabedoria, dons de cura, todo o tipo de milagres.

Onde a igreja está (agora, este é o meu propósito ao fazer isto), a igreja está sempre a tentar tomar o espaço de alguém. Mas não façam isso. Você não pode produzir milho no lugar de Efraim, se você for Manassés. Você tem de tomar o seu lugar em Cristo, tem de tomar isso em posição. Oh, fica mais profundo e mais rico quando entramos nisso, como Deus coloca alguém na igreja para falar em línguas, outro... Agora, fomos ensinados muitas vezes que todos temos de falar em línguas. Isso está errado. “Todos temos de fazer isso.” Não, não temos. Eles não faziam todos a mesma coisa. Cada um era...

Cada terra era provida e dividida pela inspiração e cada um... eu podia ver as Escrituras e mostrarlhe exactamente que Ele os colocou no lugar em que deviam estar, em posição; como as duas tribos e meia deviam ficar do outro lado do rio, como as suas mães clamaram no seu nascimento e como cada lugar devia estar. E agora depois de você entrar, isso não significa que está livre da guerra. Você ainda tem de lutar por cada polegada de terreno onde está colocado. Assim, veja, Canaã não representava o grande céu, porque é guerra e problemas e mortes e lutas e assim por diante. Mas representava isto, que deveria ser um caminhar perfeito.

É aí que a igreja está a cair hoje, nesse caminho. Sabia que até o seu próprio comportamento pode impedir que alguém seja curado? O vosso mau comportamento, pelos vossos pecados não confessados, crentes, pode fazer com que esta igreja falhe completamente. E no dia do juízo você vai ser responsável por cada parte disso. “Oh,” diz você, “agora, espere um minuto, Irmão Branham.” Bem, é verdade. Pense nisso.

Josué, depois de atravessar para a terra, Deus fez-lhe a promessa de que... Pense, ao fazer uma guerra inteira sem perder um homem, sem ficar com um arranhão, sem precisar de uma enfermeira, ou de primeiros socorros ou de uma ligadura. Deus disse: “A terra é tua, vai lutar.” Pense em fazer uma guerra e não haver Cruz Vermelha ali à volta. Ninguém vai ficar ferido.

E eles mataram os Amorreus e os Hititas, mas nenhum deles ficou ferido até que o pecado entrou no acampamento. E quando Acã trouxe aquela veste Babilónica e aquela cunha de ouro e a escondeu debaixo do seu acampamento, então no dia seguinte eles perderam dezasseis homens. Josué disse: “Parem! Parem! Esperem um minuto, alguma coisa está errada! Algo está errado aqui, vamos convocar sete dias de jejum. Deus fez-nos uma promessa de que ninguém seria ferido, de que os nossos inimigos cairiam aos nossos pés. E alguma coisa está errada aqui. Alguma coisa correu mal em algum lugar, porque temos dezasseis homens mortos aqui. Eles são irmãos Israelitas e estão mortos.”

Por que é que eles morreram, homens inocentes? Porque um homem saiu da linha. Vê a razão por que isto tem de ser ensinado? A igreja a alinhar-se - a alinhar-se com a Palavra de Deus, a alinhar-se com Deus e a alinhar-se uns com os outros, caminhando perfeitamente erectos, sobriamente perante todos os homens, temendo a Deus. Apenas porque um homem roubou uma veste e fez algo que não devia ter feito, isso tirou a vida a dezasseis homens. Acho que foram dezasseis, talvez mais. Creio que foram dezasseis homens que morreram.

Josué convocou-os, e disse: “Alguma coisa está errada. Deus fez a promessa e alguma coisa está errada!” Quando nós trazemos os enfermos perante nós e eles não são curados, precisamos de convocar um jejum solene, convocar uma assembleia. Alguma coisa está errada em algum lugar. Deus fez a promessa, Deus tem de cumprir essa promessa e Ele vai cumpri-la.

-----
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos [santificados] que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus... (Efésios 1:1)

Veja como ele dirige isto. Isto não é para os incrédulos. Isto é para a igreja. É designado para aqueles que foram chamados, para os santificados e chamados que estão em Cristo Jesus.

Agora, se quiser saber como é que nós entramos em Cristo Jesus, se abrir em I Coríntios 12, diz: “Porque por um Espírito somos todos baptizados num corpo.” Como? Baptizados pelo quê? Pelo Espírito Santo. Não é pelo baptismo na água, vocês, povo da Igreja de Cristo, mas por um E-s-p-í-r-i-t-o, “por um Espírito.” Não é por um aperto de mão, por uma carta, não é por uma aspersão, mas por um Espírito somos todos baptizados num corpo. A nossa posse, a terra que Deus nos deu para viver, o Espírito Santo. Tal como Ele deu Canaã aos Judeus, Ele deu-nos o Espírito Santo. Por um Espírito somos todos baptizados num corpo. Entende?

Agora Ele está a falar para os Cananeus espirituais, Israel, o Israel espiritual que possuiu a terra. Oh, não estão contentes por terem saído do alho do Egipto? Não estão contentes por terem saído do deserto? E, lembre-se, eles tiveram de comer maná, comida de anjos do céu, até que atravessaram para a terra. E quando atravessaram para a terra, o maná deixou de cair. Eles já estavam completamente amadurecidos e comeram o milho da terra. Agora, agora que vocês já não são mais bebés, agora que vocês não desejam o leite racional do evangelho, com que já não têm de ser criados e bem tratados e convencidos a vir à igreja, agora que vocês são verdadeiros Cristãos completamente amadurecidos, vocês estão prontos a comer carnes duras agora. Vocês estão prontos a chegar a alguma coisa, disse ele. Vocês estão prontos a entender algo que é profundo e rico. Oh, vamos entrar nisso directamente. E, oh, esteve escondido desde a fundação do mundo. Ele disse: “Agora que já chegaram a isto, estou a dirigir isto a vós.” Não é para aqueles que acabaram de sair do Egipto, não é para aqueles que ainda estão na jornada, mas é para aqueles que estão na terra prometida, que receberam a promessa.

Leia a conta completa em... Adopção, Parte 1.


Agora, qual é a
terra prometida
para o crente do
Novo Testamento?
A promessa é
o Espírito Santo.


O mistério de Cristo.

Inglês site newsletter.

O livro do Apocalipse.

 

Deus e Ciência série.
- Arqueologia.

Rapto está chegando.

 
 

Principais ensinamentos da mensagem.

A nuvem sobrenatural.

Pilar de fogo.

As boas notícias.
Jesus morreu pelos seus
pecados.

Batismo na água.

 
 

A Shekinah glória de Deus.

O túmulo está vazio.
Ele está vivo.

Os Precursores.

Deus é Luz.

A Divindade Explicada.

Os atos do profeta.

As sete eras da igreja.

Os sete selos.

Deus e História série.
Profecias de Daniel.

Série caminhada Cristã.

A série de Natal.

Vivendo Palavra série.

Tempo do fim série.

O nome de Deus.

A Visão De Patmos.

Arca de Noé.

Bíblico da Geologia.

Pecado original.
Era uma maçã?

Mitologia na Bíblia.
A Fonte - Babilônia.
Casamento e Divórcio.
Deus e Ciência.
- Evolução.

Essa Mulher Jezabel.

Nossa idade Laodicéia.

Cristo fora da Igreja.

A Nicolaítas.

O Anjo Aparece.

A voz do sinal.

Morte. E então?

Mistério Babilónia.

Deus e Ciência.
Microbiologia.

Deus e Ciência.
Cosmologia.

Deus e Ciência.
Mito dos dinossauros.

A vindicação de um profeta.

Julgamento Terremoto.

Armagedon.

Arqueologia.
Sodoma e Gomorra.

A cura divina.

 

Este dia esta Escritura
é Cumprida.

Nosso Sistema Solar
jovem.

Nossa lista de
mensagens.

Evidência para a
inundação.

  A escritura diz...

Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Josué 1:6-7


Clique em uma imagem para baixar em tamanho grande foto ou PDF.


Os atos do profeta.

(PDFs)

Capítulo 14
- Cânion Sabino.

(PDF)

A História Da Vida
Do Irmão Branham

(PDF)

Como O Anjo Veio
A Mim, E A Sua
Comissão
(PDF)


Hub da mensagem...Escolha o seu idioma e baixar mensagens gratuitas do Irmão Branham.