O Terceiro Êxodo.

<< anterior

próximo >>

  Tempo do fim série.

O Êxodo Espiritual.


William Branham.

Leia a conta completa em...
O Terceiro Êxodo.

Agora, eles tiveram muitos êxodos naturalmente, mas estou falando do tempo que Deus chamou um êxodo, uma separação de onde eles estavam no tempo presente. Aqui Deus está preparando para cumprir a Sua Divina Palavra prometida que Ele deu a Abraão, a Isaque, e a Jacó. Anos, centenas de anos haviam passado, mas, Deus nunca esquece Sua promessa. Na estação, no tempo certo, Deus sempre faz Sua promessa correta. Portanto, você pode descansar com segurança que o que Deus prometeu nesta Bíblia, Ele o fará. Simplesmente não há necessidade de tentar pensar outra coisa e dizer: “Bem, o profeta foi -- talvez estivesse errado, ou aquilo não poderia acontecer neste dia.”

Parecia quase impossível então, mais impossível do que parece agora, mas Deus o fez de qualquer forma, porque Ele prometeu que Ele o faria, e veja quão simples Ele o faz. “Eu desci; ouvi o clamor; eu Me lembro de Minha promessa, e Eu desci para fazer isto, e estou te enviando. Você fará isto, estarei contigo; com certeza estarei contigo. Nunca, nunca minha presença falhará em estar contigo seja onde quer que você for. Não tenhas medo. Descerei para libertar.” Tenho certeza que a mente espiritual captará isto. “Eu vou te enviar para trazer meu povo a um êxodo, os chamarei para fora, e estarei contigo.”

Agora, como -- como podemos descansar como a fé pode captar aquela esperança ali. Deus fará isto; Ele o prometeu . Não importa como, quais sejam as circunstâncias, ou o que os outros dizem, Deus fará isto de qualquer forma, porque, Ele prometeu que o faria. E Ele faz isto de uma forma tão simples que isto passa por cima do entendimento da mente culta, a qual tentaria arrazoar sobre isto. “Como poderia ser isto?” Não estou querendo dizer que um homem agora, com uma boa mente vigorosa, fina educação, que este homem não compreenderá isto. Tudo bem, maravilhoso enquanto ele usar aquilo, não a razão, mas aquela cultura que ele tem para crer em Deus.

Que isto possa se converter na simplicidade de ouvir o que Deus disse e crer nisto. Então sua cultura o ajudará. Observem, mas quando um homem tenta argumentar que isto não pode ser feito, então aquilo o afasta de Deus, constantemente o tempo todo. Quando ele está tentando ouvir o que... seu próprio entendimento, veja. Se você não compreende e a Bíblia diz determinada coisa, apenas confirme isto com um, “Amém;” apenas faça isto assim.

----
Antes de descobrirmos o que este êxodo significa eu vou tipificar o êxodo de então com o êxodo de agora. E observem, se isto não está correndo exatamente em paralelo. Um deles é natural e as próprias e mesmas coisas que Ele fez no natural, Ele está tipificando novamente, (antítipo disto) no espiritual. “O Êxodo Espiritual.”

É maravilhoso ver a Palavra de Deus -- como alguém pode dizer que Ela não é inspirada. Isto foi por volta de 2.800 anos atrás, você sabe. E como Ele prometeu e o que Ele fez, e deixou aquilo ali como exemplo. Como Ele faz a sombra de algo testificar do positivo. Mas primeiro, devemos rever Gênesis para ver por que eles desceram até o Egito? por que o povo de Deus estaria fora daquela terra? E depois de tudo o que Deus prometeu bem ali onde o princípio foi com Abraão, Isaque e Jacó, na Palestina, Deus lhes deu aquele terra, e disse: “É esta.”

Bem, por que então as pessoas não estão no lugar que Deus lhes proveu? Esta é a pergunta hoje, também. Deus nos deu um Pentecoste. Ele nos deu um Livro de Atos. Ele nos deu o Espírito Santo para nos dirigir e nos guiar. Ele nos deu uma terra, e por que estamos fora dela? Bem, por que a igreja está fora dela? Por que não está a grande igreja Cristã hoje vivendo novamente como no Livro de Atos, trazendo a mesma coisa? Há alguma razão para isto.

Todos nós sabemos que estamos quebrados, e estamos em uma condição terrível; e a condição mais terrível que o cristianismo já viveu é hoje. E estamos agora no -- bem à beira de trazer o grande, terrível julgamento que resta para a igreja, e antes que este julgamento possa acontecer, Deus está chamando um êxodo exatamente como Ele fez então.

Os pecados dos amorreus estavam amontoados. Então Ele está chamando um êxodo espiritual. Agora, vamos voltar só um momento e tipificar e descobrir. Eles desceram até o Egito por causa da inveja de um irmão. Esta é a razão pela qual Israel estava no Egito naquele tempo, fora da terra. Recordem, as promessas de Deus eram só para enquanto eles permanecessem naquela terra.

Agora, pode você ver o que estávamos falando em oração há poucos momentos atrás? Por que Deus endureceu o coração de Faraó? Para colocar o povo de volta na terra prometida antes que Ele pudesse abençoá-los, para trazer o Messias para eles. Como Ele endureceu o coração de Hitler contra os Judeus, quando ele mesmo era meio Judeu? Como pôde Ele ter que fazer aquilo em Stalin, Mussolini? Veja, pessoas que não são inspiradas, como uma nação, elas... Deus tem que tomar as coisas nas quais estão vivendo, as leis da terra muitas vezes, para fazer com que a Sua promessa se torne verdade. Então, Ele teve que endurecer os corações daqueles ditadores para levar o Judeu de volta à terra prometida. Isto teve que ser desta maneira.

Agora, descobrimos que descendo, José... Conhecemos a história à medida que você volta a Gênesis, e você pode ler isto porque, estou um pouco atrasado para começar nesta longa escola dominical. Tentarei me apressar. Oberservem, agora, quando você puder leia a história de José, sendo um dos mais novos de seus irmãos, próximo ao último. A mente espiritual captará isto neste instante. Ele não era o último filho, Benjamin era; mas na excomunhão, observe. José e Benjamin eram irmãos de sangue puro, e os únicos dois que eram irmãos. Benjamin nunca foi reconhecido até que ele encontrou com José. E além do restante deles, foi dado a Benjamin uma porção dobrada de tudo que José deu.

Tudo bem, agora observe, descobrimos que lá embaixo, havia -- ele foi tirado do seus irmãos porque ele era espiritual. Ele era um grande homem, embora o mais humilde do grupo, o menor do grupo, e eles o odiavam sem uma causa. Eles não deveriam tê-lo odiado. Eles deveriam tê-lo respeitado, porque... por que eles o odiaram? Porque ele era um irmão. Não exatamente isto. Eles o odiavam porque Deus tratava com ele mais do que Ele tratava com o restante deles.

Ele lhe deu um entendimento espiritual. Ele podia interpretar perfeitamente os sonhos, e ele podia predizer coisas que aconteceriam perfeitamente, exatamente da maneira que eles -- e ele não reteve nenhuma ferroada. Ele teve um sonho daqueles molhos se inclinando diante dos seus feixes, e seus irmãos então ficaram com raiva dele. Disseram, eu acho então... “Seu pequeno santo rolador.” Em outras palavras: “Teremos que nos inclinar diante de você um dia.” Mas esta é a maneira que isto aconteceu. Como aqueles grandes gigantes alguma vez se inclinariam diante daquele insignificante sujeitinho ali de pé, mas eles inclinaram. Com certeza inclinaram, e imploraram por misericórdia.

Mas ele não tinha vindo em poder ainda, veja você. Ele estava unicamente então na forma de uma criança. E então descobrimos ao fazer isto, que José foi tirado do meio de seus irmãos, as denominações e estabeleceu a si mesmo -- todos seus irmãos na terra. Então ali veio uma grande coisa. Sabemos que Israel, contanto que eles habitassem em seu lugar de morada e mantivesse... agora é uma boa coisa permanecer posicionado em um lugar, isto é correto, mas eles se livraram do Espírito.

Os fundamentais hoje, afirmativamente conhecem o que eles são através da concepção intelectual da Bíblia, mas não há nenhum Espírito. Eles rejeitaram José, o expulsaram. Eles não queriam ter nada a ver com isso, um grupo de santos roladores; é um... Eles não querem ter nada a ver com isto. Eles o expulsaram, o venderam para o mundo. Eles o expulsaram de seu companheirismo.

Agora, fazendo isto eles foram tirados do lugar, levados mais tarde para o Egito. Agora, a história destes irmãos invejosos é exatamente uma grande comparação com o lado espiritual de hoje. Todos nós estávamos cientes daquilo, aquilo foi puro ciúme, não puro, foi um velho sujo, e imundo ciúme, veja. Não existe nenhuma pureza no ciúme, veja, não é nada a não ser um ciúme imundo.

Quando eles viram a mesma Bíblia e a natureza do mesmo Deus que escreveu a Bíblia, vindicando a si mesmo e então rejeitando aquilo sem uma razão, puro... bem, puro como eu disse, é um ciúme imundo. Observando Deus curar o enfermo, ressuscitar o morto. O mesmo Deus que viveu nos dias dos apóstolos. O mesmo evangelho que eles escreveram para esta jornada espiritual. É o mesmo Deus que faz as mesmas coisas, até que não haja nada a não ser inveja; têm expulsado, e, “não o teremos no meio de nosso povo,” vejam, colocam para fora.

Eles pensaram -- os irmãos, que um homem como aquele, nunca teria utilidade para eles, então por que não se livrarem dele? Isto é o que... a mesma coisa tem acontecido hoje. Eles acham que porque nossas igrejas se tornaram intelectuais, que temos a multidão mais bem vestida, a maior organização, o mais... inteligente dos ministros, que não temos necessidade do Espírito Santo da forma que Ele foi lá atrás.

Que estão satisfeitos, em outras palavras, as ações falam mais alto do que as palavras, que seus seminários e seu -- o cérebro deles e o seu ajuntamento e a discussão desta coisa, são mais do que suficientes com suas próprias mentes intelectuais de colocar a igreja em ordem do que poderia fazer o Espírito Santo; então eles não precisam disto mais. É algo que não precisamos hoje. E seus dias têm passado. Agora, isto não é exatamente correto? Nós não precisamos do Espírito Santo para curar os enfermos, nós temos médicos. Não precisamos do Espírito Santo para falar em línguas, todos nós somos pessoas inteligentes. E quando você o faz, você tira diretamente da sua estrutura, a linha da vida.

Jesus disse para aqueles Judeus em Seu dia: “não leram vocês que a Pedra que foi rejeitada é a Principal Pedra de Esquina, sobre a qual todo edifício está edificado?”

Agora, vê você o que quero dizer? Agora, tenho certeza que você pode captar isto. Que a -- a razão disso agora, é porque eles pensavam que eles nunca teriam necessidade daquilo. “Não precisamos de faladores de línguas. Não precisamos de intérpretes de línguas. Nem mais precisamos dos profetas do Velho Testamento para nos colocar em ordem através do Espírito Santo. Nós compreendemos isto.” Vejam, eles adotaram um sistema feito pelo homem para tomar o lugar do Espírito Santo. Portanto, há um povo que foi eleito, que tem seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro; Eles não podem concordar com isto. Eles têm a mente espiritual -- portanto, eles não podem concordar com isto. Eles não podem suportar isto. Não importa se seus pais e mães viveram em qualquer que seja a organização ou igreja -- quando uma igreja faz ou... talvez isto não expressaria aquilo bem...

Oh, não, eles não falariam isto abertamente, mas seus atos provam isto. Aqui está a Palavra, e o Espírito Santo prova isto entre aqueles quando Ele pode reuni-los, que Ele continua a curar o enfermo, ressuscitar o morto, falar em línguas, e expulsar demônios. Então, isto depende do que está dentro da pessoa.

----
Agora, observe, o Espírito Santo e Sua grande obra. A igreja sente que ela não necessita do Espírito Santo. As igrejas lhe dirão isto. E um homem pode se levantar e te dar uma palestra tão intelectual e quase te fazer crer nela. Agora, vamos parar ali por um minuto. Não disse Jesus que os dois seriam tão parecidos que se fosse possível enganariam até o próprio eleito? A palestra intelectual é tão acetinada que ela, ela enganaria o povo. É o Evangelho, é o homem que pode segurar aquela Palavra de tal forma que ele quase que poderia fazer qualquer pessoa intelectual, se você está apenas confiando no intelectual, eles condenam o Espírito Santo e tomam o caminho do homem. Nós vemos isto.

Agora, esta é a mesma coisa que eles pensaram a respeito de José, e eles se livraram dele. E lá embaixo no Egito... oh, como podemos pensar... como poderia eu passar horas... você poderia permanecer aqui por três anos e nunca deixar este assunto, dia e noite, e continuar encontrando o grande cerne do Espírito Santo.

A mente espiritual pode olhar para o Egito e ver aquela perseguição aumentar, pode ver José sendo tirado a fim de que a perseguição aumentasse. E então ver Deus com a Sua roda dentro da roda -- tudo se movendo ao redor perfeitamente. Ver Potifar rejeitar José. Ver aquela mentira ser dita e ver José na prisão com sua barba crescida, excomungado de seus irmãos, mas então de repente, Deus entrou em cena!

Como podemos ver aquela roda dentro da roda se movendo -- o grande plano de Deus movendo tudo até este êxodo, até este tempo quando Ele chamaria o Seu povo de volta para a terra novamente, de volta ao lugar, em posição, onde Ele pudesse abençoá-los e colocar no meio deles Aquele que Ele prometeu que Ele colocaria no meio deles. Eles tinham que estar em sua terra. Recordem, eles tiveram que sair da terra onde eles estavam e entrar na terra da promessa, antes que seu Messias prometido pudesse vir, e a Igreja tem que fazer a mesma coisa. Sair daquele grupo de rejeitadores para a Promessa, antes que o Messias possa alguma vez ser manifestado diante deles. Vê você isto?

A vida do Messias manifestou preparando uma Igreja, uma Noiva. Uma mulher casa com um homem e discorda com ele, isto seria continuamente algum tipo de confusão. Mas quando um homem e sua esposa, sua namorada, sua esposa, quando eles estão em perfeita harmonia, como uma alma e uma mente, porque eles são uma só carne. Então quando a Igreja pode entrar em tal harmonia com Deus até que a manifestação do Noivo seja manifestada na Noiva, eles serão Um. Oh, que grande lição. Correto, agora recordem, a mente espiritual apanhando isto pode ver o tipo e o antítipo e escolher um. Poderíamos seguir horas sobre isto.

Leia a conta completa em... O Terceiro Êxodo.



Hub da mensagem...Escolha o seu idioma e baixar mensagens gratuitas do Irmão Branham.


O mistério de Cristo.

Inglês site newsletter.

O livro do Apocalipse.

 

Deus e Ciência série.
- Arqueologia.

Rapto está chegando.

 
 

Principais ensinamentos da mensagem.

A nuvem sobrenatural.

Pilar de fogo.

As boas notícias.
Jesus morreu pelos seus
pecados.

Batismo na água.

 
 

A Shekinah glória de Deus.

O túmulo está vazio.
Ele está vivo.

Os Precursores.

Deus é Luz.

A Divindade Explicada.

Os atos do profeta.

As sete eras da igreja.

Os sete selos.

Deus e História série.
Profecias de Daniel.

Série caminhada Cristã.

A série de Natal.

Vivendo Palavra série.

Tempo do fim série.

O nome de Deus.

A Visão De Patmos.

Arca de Noé.

Bíblico da Geologia.

Pecado original.
Era uma maçã?

Mitologia na Bíblia.
A Fonte - Babilônia.
Casamento e Divórcio.
Deus e Ciência.
- Evolução.

Essa Mulher Jezabel.

Nossa idade Laodicéia.

Cristo fora da Igreja.

A Nicolaítas.

O Anjo Aparece.

A voz do sinal.

Morte. E então?

Mistério Babilónia.

Deus e Ciência.
Microbiologia.

Deus e Ciência.
Cosmologia.

Deus e Ciência.
Mito dos dinossauros.

A vindicação de um profeta.

Julgamento Terremoto.

Armagedon.

Arqueologia.
Sodoma e Gomorra.

A cura divina.

 

Este dia esta Escritura
é Cumprida.

Nosso Sistema Solar
jovem.

Nossa lista de
mensagens.

Evidência para a
inundação.

  A escritura diz...

Vem agora, pois, eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, (os filhos de Israel) do Egito.

Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu , que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

Êxodo 3:10-12


Clique em uma imagem para baixar em tamanho grande foto ou PDF.


Os atos do profeta.

(PDFs)
 

Capítulo 11
- A nuvem.

(PDF)

A História Da Vida
Do Irmão Branham

(PDF)

Como O Anjo Veio
A Mim, E A Sua
Comissão
(PDF)

É hora
de êxodo.
É hora da
chamada para a
Terra Prometida
...o Milênio.