Não te estribes no teu próprio entendimento.

<< anterior

próximo >>

  Vivendo Palavra série.

O que há de errado com a Educação?


William Branham.

Leia a conta completa em...
Não te estribes no teu próprio entendimento.

Provérbios 3:1-6,
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração: E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Oh, eu acho que esta é a mais bela escritura. Agora eu quero tomar como tema, do versículo 5, “Não te estribes no teu próprio entendimento.”

Agora, este é um tema muito estranho, para o dia em que estamos a viver, porque a ênfase, hoje, é certamente colocada na educação e sobre o nosso próprio entendimento das coisas. É um dia de aprendizagem. Mas vemos aqui, que esta estranha afirmação - como outras escrituras - tem o seu lugar e confiamos que Deus nos vai permitir ver onde é o lugar. Hoje mandamos os nossos filhos para a escola para terem entendimento. Então depois de passarem pela escola primária, mandamo-los para a escola secundária para um melhor entendimento do conhecimento. Então depois de passarem por lá, algumas crianças têm a felicidade de ir para a universidade e passam pela universidade para completar a instrução e o seu entendimento do conhecimento, o que adquirem pela… Muitas vezes, para ter um emprego, você tem que ter pelo menos um entendimento ao nível do ensino secundário, uma instrução da universidade, ou assim por diante.

No entanto, o sábio Salomão disse-nos isso, para não se estribar - não nos estribarmos no nosso próprio entendimento. Não aprender por estas coisas, porque… Nós questionamo-nos por que é que ele diria uma coisa destas por… É por isso, normalmente o nosso entendimento moderno é normalmente a sabedoria dos homens, que é contrária à Palavra de Deus. Eu acho que é isso que Salomão está a tentar aconselhar ao seu filho - não que fosse iletrado, mas para não se estribar no seu entendimento. E eu acho que seria uma boa exortação hoje, se disséssemos aos nossos filhos e aos filhos de Deus, que, está bem ter uma instrução, não há nada contra isso; mas quando essa instrução é contrária à Palavra de Deus, então estribe-se na Palavra e deixe de lado a sua instrução, veja. Porque a Palavra… E a educação vai permanecer, e vai dar-lhe um bom emprego, e provavelmente um bom estatuto entre as pessoas intelectuais, mas… Está muito bem, isso provavelmente vai ser uma grande ajuda para si, vai ajudá-lo nas suas finanças e no seu sustento - vai fazer com que ganhe o seu sustento de forma um pouco melhor.

Mas lembra-te de uma coisa, meu filho, tens de morrer. Não importa quanta instrução tu tens, quanta cultura tu és capaz de acumular, ainda tens de enfrentar a morte. Porque está escrito que o homem tem de morrer e depois disso tem o julgamento. E Deus quando…. A morte não é assim tão má; mas vir ao julgamento é a pior parte. Agora você pode morrer, mas depois disso tem o julgamento. E Deus não lhe vai perguntar, quanta instrução você adquiriu quando esteve aqui na terra, quanto conhecimento acumulou, se tem a sua licenciatura em letras, ou seja qual for o diploma que possa ter. Até como um ministro, não lhe será requerido isso. Mas vai ser-lhe requerido, o que fez com o entendimento da Palavra de Deus. É aí que o requisito vem, porque essa sua educação está bem, mas a Palavra de Deus é vida. “A minha palavra é vida, e conhecê-la é vida.” E ele disse, “Conheçam-No. Ele é a Palavra.” Por isso só O pode conhecer pela Palavra, porque Ele é a Palavra. E é a única forma em que O vai conhecer, é pela Sua Palavra.

Alguém podia vir e dizer, “Isto é Deus,” ou “Aquilo é Deus,” ou “Isto é Deus,” ou “Isto está certo,” e “Aquilo está certo.” Mas nós voltamos à Palavra, que é a verdade. E a Palavra é como a Estrela do Norte - é uma verdadeira estrela. Não importa em que direcção o mundo esteja a oscilar, essa Estrela do Norte está centrada com a terra. Você aponta a sua bússola para a Estrela do Norte. Está sempre no centro da terra. As outras estrelas oscilam com o mundo, mas a Estrela do Norte permanece estável. Agora, a bússola é o Espírito Santo, e o… o seu poste onde prende as amarras seria a Estrela do Norte. Por isso o Espírito Santo vai sempre apontar para a Palavra. O Espírito Santo nunca o irá guiar a nada a não ser a Palavra de Deus. Então como é que um homem pode aceitar um credo quando é contrário à Palavra? E então continua a dizer que tem o Espírito Santo? O Espírito Santo ia apontá-lo para longe disso. É necessário o Espírito Santo para o apontar para a Palavra, porque Ele é a Palavra. Ele é a Palavra. E só pode, como o… Como o íman na bússola só está colocado em direcção ao Pólo Norte, é o único caminho que o atrai. E quando o Espírito Santo é o autor e escritor e vivificador da Palavra, como pode apontar a pessoa para qualquer coisa a não ser a Palavra?

Então quando uma pessoa diz que tem o Espírito Santo e aceita alguma coisa contrária à Palavra, mostra que não têm o genuíno Espírito Santo, veja. Pode ser um espírito, não vou discutir isso. Mas não é o Espírito Santo de Cristo. Mas agora, sabe, muitas vezes eles acreditam no espírito de outro e então isso pode apontar numa - como um grupo de homens - para uma certa coisa, mas não vai, não vai apontar para Cristo. Mas o Espírito Santo aponta sempre para Cristo e Cristo é a Palavra. Nós vemos isto tão claramente na Bíblia, ou eu vejo. Talvez possa estar errado, mas no meu pensamento… Mas eu não penso assim. Porque isso, este “não te estribes no teu próprio entendimento” das coisas… Se você se estriba no seu próprio entendimento, então você está destinado a sair do caminho certo. Você não se pode estribar no entendimento de mais ninguém, quando se trata de vida. Para encontrar vida, você tem de se estribar na Palavra, isso é vida.

Nós vemos isto desde o princípio. Foi-nos dado a conhecer de forma tão clara, desde o princípio, que Deus deu à Sua primeira família na terra a Sua Palavra para viverem por ela. Só deviam viver pela Sua Palavra. Agora, isso não é comer a comida e assim por diante, mas eles deviam viver pela Sua Palavra eternamente. E enquanto eles mantivessem essa Palavra, eles viveriam eternamente. Mas a primeira frase pequenina que foi deslocada, a cadeia rompeu e a raça humana foi lançada na morte. Vê? Agora vemos. Eva, que era, sem dúvida, uma pessoa inteligente, a primeira a seguir a Adão, que era o filho de Deus… E Eva, certamente - estando naquele lugar em que não havia pecado, sem lugar para o pecado - certamente que ela deve ter tido uma concepção maravilhosa de quem Deus era. Porque todas as tardes ela e o seu marido caminhavam na viração no jardim, à tarde e falavam cara a cara com Deus. Que coisa injustificada que uma pessoa que andava cara a cara com Deus todos os dias e depois voltava-se para o raciocínio de alguma coisa, que a afastou da Palavra de Deus pelo raciocínio!

Nós ainda os temos. E é tão fácil ser afastado da Palavra de Deus pelo raciocínio, depois de estar na presença de Deus, vendo a Palavra de Deus pregada, a Palavra de Deus manifestada, bêbados e pecadores vêm ao altar e convertem-se e são feitos novas criaturas em Cristo, pessoas de má fama tornam-se senhoras e cavalheiros; e então passam dessa coisa abençoada que os guiou a esta vida e depois pervertem-se para um tipo de credo, para se tornarem mais populares, ou para entrarem no que eles chamam uma “classe superior de pessoas.” Ora, você está na melhor classe que existe! Filhos e filhas de Deus! Ora, eu prefiro essa companhia do que… com todos os reis e potestades e tudo o resto. Dê-me esse grupo de pessoas humildes. Se eles não souberem distinguir a mão direita da mão esquerda, enquanto conhecerem Deus e O amarem e O servirem, essa é a celebridade do céu para mim! Sim, senhor!

Agora, mas vemos que Eva foi facilmente persuadida por Satanás para fora da Palavra de Deus e ela estribou-se no seu próprio entendimento. Porque Satanás tinhalhe projectado algo que não era para ela o verdadeiro entendimento de Deus. Mas foilhe dito outra coisa pelo inimigo, Satanás, e ela acreditou. Agora vemos os resultados disto. Lançou toda a raça humana para a morte. Porque, a primeira mãe na terra estribou-se no seu próprio entendimento, contrário à Palavra de Deus e lançou toda a raça humana para a morte. Agora, crêem nisso? É a Palavra. Bem, uma mulher é sempre… Uma igreja na Bíblia é tipificada como mulher. E uma igreja hoje consegue aceitar um grupo de dogmas ou credos e lança a congregação inteira na separação de Deus! Aquelas pessoas que adoptam essas coisas em vez da Palavra de Deus são como Eva. E foi sempre feito assim até lançar toda esta geração para longe da Palavra de Deus.

E quando a Palavra é manifestada, a Palavra é revelada, eles não vão aceitar, porque… Eles não o vão fazer, porque estribam-se no seu próprio entendimento. “Esta igreja está construída aqui, é um belo lugar, é uma grande organização, é um membro de um grande corpo de pessoas. Por que não devíamos pertencer a isso? Eu vou confiar nisto.” Não confie no seu próprio entendimento, mas confie na Palavra do Senhor. Agora, agora acabou finalmente em morte para a raça inteira, como eu disse. Agora é o mesmo, para as muitas pessoas que confiam no seu próprio entendimento, nos seus dogmas e credos e assim sucessivamente, afirmando que a Palavra de Deus não é completamente verdade, que uma parte é inspirada e a outra parte não é. Como pode ter fé numa Bíblia, se parte disso é inspirada e parte não é? Se uma citação estiver errada, então pode estar tudo errado. Tem de estar tudo certo. Exactamente.

E algumas destas assim chamadas escolas Bíblicas pervertidas, a ensinar os homens a acumular conhecimento, onde se reúnem e sentam-se num concílio de pessoas e dizem, “Agora, veja, se os dias dos milagres… acabaram nos dias dos apóstolos…” E muitos homens sob a autoridade do bispo, ou do homem mais importante, sentam ali e dizem, “Bem, se eu conseguir concordar com ele, não há dúvida de que posso estar em linha a seguir para a sua posição.” Veja, então você estriba-se no seu próprio entendimento, em vez de ficar com os dois pés na Palavra de Deus. É isso que provoca estas coisas.

Há algum tempo atrás, uma pessoa… eu estava numa disputa sobre os impostos sobre o rendimento. E eles disseram-me, disseram, “Ora, os seus administradores não passam de fantoches, presumo.” Eu disse, “Se eu tivesse um administrador que tivesse uma ideia diferente e não se levantasse - e eu não quero saber quem estivesse a falar disso - não expressasse as suas próprias opiniões sobre isso, eu tirava-o da administração!” Sim, senhor! Apesar de ser contrário ao que eu acredito, eu quero que ele diga o que pensa que é certo. É para isso que o tenho ali, para ver o que ele diz sobre isso. Mas nós temos isso.

Repare, Jesus disse, em S. João 10, “As minhas ovelhas conhecem a minha voz.” Uma voz, claro, é a Sua Palavra, quando Ele está a falar. “As minhas ovelhas conhecem a minha voz. A minha voz foi provada perante eles que é verdade. Foi vindicada, que é a minha voz.” Agora repare, eles não estão sujeitos a seguir nenhuma outra voz. Não vão. “As minhas ovelhas conhecem a minha voz e a um estranho não vão seguir.” Por outras palavras, não vão entender uma voz teológica que está a ensinar contra a Palavra. A ovelha não entende isso. Tal como a águia, ontem à noite, não conseguia entender o cacarejar da galinha. Elas não entendem, porque ela era uma águia. E é a mesma coisa com um filho de Deus genuíno, nascido de novo. Eles só entendem as coisas que são de Deus. Agora, alguém diz, “Bem, agora veja. Você pode fazer isto, acho eu.” “Como, eu creio nisso… Não é este o caminho?” “Eu creio que os dias dos milagres já passaram. Eu não creio que isso seja cura divina.” “Eu não acredito nisto.” Agora, um Cristão genuíno, nascido de novo, isso nunca vai parar nos seus ouvidos. Ele nem sequer entende. E como é que um homem que crê em Deus, e que pode ler a Bíblia, e ver que Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente, pode aceitar uma coisa dessas, eu não entendo.

Por isso, eles não se estribam no seu próprio entendimento.

Leia a conta completa em...
Não te estribes no teu próprio entendimento.


  A Escritura diz...

O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.

Provérbios 15:14


O Espírito Santo
nunca o irá
guiar a nada
a não ser a
Palavra de
Deus.


O mistério de Cristo.

Inglês site newsletter.

O livro do Apocalipse.

 

Deus e Ciência série.
- Arqueologia.

Rapto está chegando.

 
 

Principais ensinamentos da mensagem.

A nuvem sobrenatural.

Pilar de fogo.

As boas notícias.
Jesus morreu pelos seus
pecados.

Batismo na água.

 
 

A Shekinah glória de Deus.

O túmulo está vazio.
Ele está vivo.

Os Precursores.

Deus é Luz.

A Divindade Explicada.

Os atos do profeta.

As sete eras da igreja.

Os sete selos.

Deus e História série.
Profecias de Daniel.

Série caminhada Cristã.

A série de Natal.

Vivendo Palavra série.

Tempo do fim série.

O nome de Deus.

A Visão De Patmos.

Arca de Noé.

Bíblico da Geologia.

Pecado original.
Era uma maçã?

Mitologia na Bíblia.
A Fonte - Babilônia.
Casamento e Divórcio.
Deus e Ciência.
- Evolução.

Essa Mulher Jezabel.

Nossa idade Laodicéia.

Cristo fora da Igreja.

A Nicolaítas.

O Anjo Aparece.

A voz do sinal.

Morte. E então?

Mistério Babilónia.

Deus e Ciência.
Microbiologia.

Deus e Ciência.
Cosmologia.

Deus e Ciência.
Mito dos dinossauros.

A vindicação de um profeta.

Julgamento Terremoto.

Armagedon.

Arqueologia.
Sodoma e Gomorra.

A cura divina.

 

Este dia esta Escritura
é Cumprida.

Nosso Sistema Solar
jovem.

Nossa lista de
mensagens.

Evidência para a
inundação.

Clique em uma imagem para baixar em tamanho grande foto ou PDF.


Os atos do profeta.

(PDFs)

Pillar of Fire.

(PDF Inglês)

Antes...

Depois de...

A História Da Vida
Do Irmão Branham

(PDF)

Como O Anjo Veio
A Mim, E A Sua
Comissão
(PDF)


Hub da mensagem...Escolha o seu idioma e baixar mensagens gratuitas do Irmão Branham.